QG Notícias

Osasquense Cristiane vai para 4ª Copa do Mundo

 Extra!
maio 17
14:21 2015

Quando ela se lembra da época de garotinha assustada com o futuro, mas teimosa o suficiente para não desistir do sonho, então agradece muito pela persistência e determinação de continuar no futebol e num momento de extrema dificuldade para a modalidade no Brasil. Cristiane Rozeira de Souza Silva, eis o nome dessa atleta que é um dos marcos do futebol feminino. Aos 30 anos, ela está prontinha para encarar a quarta Copa do Mundo, e com uma motivação à parte nesse momento – fez aniversário na sexta-feira.

O parabéns foi com muito treino porque ela sabe que já não tem muito tempo pela frente com a camisa amarela. No entanto, o momento que vive é de intensa gratidão por ter chegado até esse lugar. “Passa um filme na minha cabeça, de tudo que já vivi e aprendi. Metade da minha vida procurei fazer o melhor com a camisa da seleção brasileira”, comentou. Verdade. Ela tem 15 anos de Brasil e continua jogando aquele bolão. O mundial começa em 9 de junho no Canadá, e a seleção estreia contra a Coréia do Sul. Hoje, Cristiane é uma referência e sabe disso: “A diferença é que agora faço parte do grupo mais experiente. Tenho que passar tudo o que sei pras minhas companheiras que estão em sua primeira Copa do Mundo” – a seleção está se preparando em Itu.

Cristiane é natural de Osasco e no futebol paulista atua no Centro Olímpico. Mas as chuteiras da atacante já desfilaram pelo mundo como no Potsdam da Holanda, no Wolfsburg da Alemanha, no Linköping da Suécia, no Chicago Red Stars dos EUA, no Rossiyanka da Rússia e no Daekyo Kangaroos da Coréia do Sul. No Brasil, passou por Juventus, São José, Corinthians e Santos.

Com a seleção brasileira, Cristiane tem 38 jogos e 25 gols na conta. Foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, repetindo a prata nos Jogos de Pequim, quatro anos depois. Antes disso, em 2007 festejara medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

Se há alguma poeira guardada nos arquivos da atacante, certamente são marcas de Osasco, onde ela iniciou os primeiros chutes no campo batido da Sociedade Esportiva Novo Osasco. Foi nessa tradicional forja de jogadores na zona Sul da cidade que Cristiane teve as portas do mundo abertas.

E se não fosse para ser assim, o que estaria fazendo nossa heroína? A mãe dela queria que Cristiane fosse bailarina. Até arriscou nesse sonho, matriculando a filhota numa escola de dança. Mas entre rodopios, saltinhos e as delicadezas dessa arte, a menina se mostrava fera mesmo era jogando futebol na rua.

Foi então que o pai da mocinha viu que ela levava jeito, e cuidou de matriculá-la na escolinha de futebol do Seno. Com 14 anos ela já estava no Juventus, jogou tudo e mais um pouco, tanto que no ano seguinte, isso em 2001, a menina festejava a primeira convocação para a seleção brasileira. (Márcio Silvio)

Atacante completou 30 anos na sexta-feira e hoje se considera tiazinha das novatas.

Atacante completou 30 anos na sexta-feira.

Sobre o Autor

admin

admin