QG Notícias

Com desmanche esportivo, Barueri não disputa Jogos Regionais

 Extra!
junho 17
14:42 2015

Grupos ligados à ginástica artística de Barueri estão se fortalecendo nas redes sociais e partem em defesa da modalidade, uma das extintas pela prefeitura. Pais de atletas, familiares e torcedores foram ontem em busca do prefeito Gil Arantes (foto acima), mas não teve conversa.

Está mesmo decretado o fim da ginástica artística, a principal modalidade tocada pelo Grêmio Recreativo Barueri. No entanto, não fica nisso. O desmanche esportivo é implacável e a crise barueriense manda outras três modalidades de alta competição para o espaço – atletismo, artes marciais (kung fu, karatê e judô).

Caso haja outra equipe ou atleta em nível avançado de competição, entra no facão implacável da prefeitura. Ainda não há nenhuma declaração municipal sobre o assunto, e o que se ouve informalmente é que essa medida é para cortar gastos, poupar investimentos que serão revertidos para áreas como saúde e educação.

Por outro lado, pais de atletas que entraram em contato com a reportagem do QG Notícias disseram que não acreditam nessa história. As artes marciais sempre foram tradição no GRB, e o atletismo e a ginástica são top de linha. De uma grande força esportiva, a partir de agora o Grêmio Recreativo Barueri é reduzido a uma função de supervisão das escolinhas municipais.

Em termos operacionais não tem mais nenhum quadro competitivo. Se isso parece exagero e força de expressão apenas, basta avançar um pouco para o futuro, pois os Jogos Regionais já estão aí. Sem modalidades de competição, como o Grêmio Recreativo Barueri colocará a cidade no evento? Naturalmente que o município está fora.

Na edição do ano passado, lembrando, Barueri ficou entre as oito melhores colocadas, resultado que classificou a cidade para a 1ª divisão. Nos Regionais de São Bernardo, portanto, entraria na elite com São Caetano do Sul, Santo André, Osasco, Guarujá e Praia Grande, mais Ribeirão Pires e Peruíbe, campeã e vice da 2ª divisão.

Os Jogos Regionais 2015 acontecem de 15 a 25 de julho em São Bernardo. Todos os atletas dispensados pela prefeitura de Barueri correm risco de ficarem de fora dos Regionais no ABC, caso não encontrem clubes. É uma corrida contra o relógio, justamente quando a temporada começa a alçar voo. (Márcio Silvio)

Enquanto força esportiva do Estado, a cidade foi sede dos Regionais 2013 e realizou uma das melhores edições.

Cidade foi sede em 2013 e realizou um dos melhores Regionais.