QG Notícias

Uma Osasco japonesa neste fim de semana

 Extra!
junho 12
15:33 2015

Há 120 anos era assinado o Tratado de Amizade Japão-Brasil, e desde então os países cultivam esse relacionamento que vem desde novembro de 1895. Naquela época e com as relações diplomáticas oficializadas, seguiu-se a histórica imigração japonesa com o navio Kasato-Maru, em 1908.

A comunidade japonesa no Brasil está entre 1,9 milhão e 2 milhões de pessoas, e Osasco faz parte desse mapa. E faz parte de forma considerável, com uma das mais ativas entidades em São Paulo, a Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco.

E neste fim de semana a Acenbo realiza o Festival de Cultura Japonesa Japan Matsuri, que também comemora os 120 anos do Tratado de Amizade de 1895. É um evento reconhecido pelo Ministério da Cultura e com o selo do Ministério das Relações Exteriores do Japão, mais o apoio da prefeitura de Osasco.

Shows musicais, teatro, dança, o famoso tambor japonês (taikô), e naturalmente muita arte marcial estão na programação de sábado e de domingo. A culinária não fica de fora, com a Acenbo reservando uma praça de alimentação caprichada com pratos da cozinha oriental. No entanto, os organizadores ampliam os pratos com culinárias de outros países, fazendo da praça de alimentação um shopping gastronômico.

As crianças também contam com espaço para várias atividades, e também haverá exposições do artesanato japonês, incluindo a caligrafia tradicional. Até palestras sobre cultivo e conservação de bonsai, aquelas miniaturas incríveis. O ingresso custa 7 reais se for comprado hoje na Acenbo, mas durante o evento estará custando 10 nas bilheterias. E há um serviço de transporte saindo do Largo de Osasco e do estacionamento da prefeitura (rua Narciso Sturlino, 100), o tempo todo. A Acenbo fica na rua Acenbo, 100, Jardim Umuarama. A programação de sábado vai das 10 às 22h, e no domingo segue até as 20h. (Márcio Silvio)

Prefeito Jorge Lapas e a esposa Sandra Missiano, no evento do ano passado: prefeitura de Osasco estreita parceria com o Japão via convênio com Tsu, cidade-irmã.

Prefeito Jorge Lapas e a esposa Sandra Missiano, no evento do ano passado: prefeitura de Osasco estreita parceria com o Japão via convênio com Tsu, cidade-irmã.

 

 

Sobre o Autor

admin

admin