QG Notícias

QG PLANTÃO: as manifestações até as 15h

 Extra!
abril 12
19:02 2015

Domingão de manifestações por todo País desde a manhã, com várias frentes de protestos. Os grupos começaram a se reunir a partir das 9h. Uma hora depois na Capital Federal, cerca de 2 mil pessoas já se aglomeravam; mais longe, no Farol da Barra, eram aproximadamente 800 manifestantes ainda. No entanto, menos de 1h depois o número chegava a 1,2 mil.

No mesmo período de tempo em Brasília, o número já atingia 10 mil. Pouco antes do meio-dia os manifestantes paulistas começavam a ocupar a avenida Paulista.

Enquanto isso em Brasília, o movimento contava 20 mil participantes, segundo números da Polícia Militar. E no comecinho da tarde, a passeata tranquila no Rio de Janeiro é interrompida por um manifestante radical, que cria tumulto mas que logo é dominado pela PM e levado.

Esse cidadão estava com um megafone e gritava contra a manifestação. Isso gerou reação, naturalmente, o que exigiu a presença policial.

Voltando a Brasília, 25 mil manifestantes em ação, mas a partir das 12h30 a multidão começou a dispersão.

Por esse horário em São Paulo, muvuca na marginal Pinheiros, quando caminhoneiros em carreata fecham as pistas no sentido Interlagos.

Os caminhoneiros estão fora das pautas das manifestações gerais, e o protesto deles é contra o valor do pedágio e do combustível.

Antes das 13h no Rio de Janeiro, os organizadores garantiam 20 mil manifestantes. E em Salvador, o movimento já estava terminando, após passeata de 3km pela orla.

Às 13h também começa a dispersão dos protestos em São Luís do Maranhão, mas em São Paulo a coisa crescia na avenida Paulista.

E teve um susto a mais em Brasília, quando uma mochila abandonada atrás do Museu Nacional recebeu atenção do Bope – nada de explosivos, só roupas mesmo.

No Rio, quem usava camisa vermelha passou por provações, insultos e outras hostilizações. Perto das 14h, a PM contava cerca de 10 mil pessoas em Copacabana, com os organizadores apontando 25 mil.

Passando das 2 da tarde, aqueles caminhoneiros da marginal Pinheiros já estavam na avenida Rebouças e o objetivo deles era a avenida Paulista.

De volta a Copacabana, uma mulher usando vermelho criou um bafafá danado, a PM fez um cerco porque os manifestantes estavam partindo com tudo para cima dela.

E agora há pouco, 15h, a PM encara a carreata dos caminhoneiros na avenida Rebouças e bloqueia geral – eles estão impedidos de tráfego no coração dos protestos.

Mais tarde o QG Notícias retorna com o segundo resumão das manifestação deste domingo. (Márcio Silvio)

IMAGENS DA HORA

(FOTOS, Lula Marques)

LL_FP_MAN_DF1088 LL_FP_MAN_DF1092

(FOTOS, Paulo Pinto)

pp_prot_pau_sp_fp92 pp_manifestacao015 pp_manifestacao020 pp_prot_pau_sp_fp005 pp_prot_pau_sp_fp07-1 pp_prot_pau_sp_fp69

(FOTOS, Valter Campanato)

ag_ABR_MAN_DF87 ag_ABR_MAN_DF53

Sobre o Autor

admin

admin